Depreciado por Platão, reabilitado por Aristóteles, o conceito de mimesis, ou imitação, desempenha um papel central no desenvolvimento da arte ocidental. Este volume acompanha as várias transformações do conceito, da Antiguidade até o século XX, passando por suas encruzilhadas mais importantes: a Idade Média, quando sofre uma inflexão significativa, com a distinção entre natura naturans e natura naturata; o Renascimento, cujo neoplatonismo permite a um artista como Leonardo explorar empírica e matematicamente a natureza sem romper com o princípio da imitação; e, finalmente, o Romantismo e a Modernidade que, recusando as antigas concepções, percebem a mimesis como um desvio da força criadora do artista, lançam mão de conceitos oriundos de várias disciplinas e tornam a apreciação da obra de arte uma operação de instigante complexidade. A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Peso: | 0,18 kg |
Número de páginas: | 144 |
Ano de edição: | 2019 |
ISBN 10: | 8573263156 |
ISBN 13: | 9788573263152 |
Altura: | 21 |
Largura: | 13 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 3 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Artes Plásticas |
Assuntos : | Teoria e Crítica Literária |
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