Este livro nasceu de aulas na Universidade de São Paulo e em outras faculdades. A autora denuncia a limitação da leitura à passividade diante do texto verbal e mostra que, sobretudo no caso da literatura infanto-juvenil, precisa-se estimular uma leitura criativa, expressão do sujeito, chamado a reagir diante de todo estímulo, visual, auditivo ou táctil. /nTrata-se, portanto, de despertar o professor-guia-da-aventura-de-ler-vivendo a ver, decodificar, significar as diversas linguagens, movido por sua percepção-descoberta, sua intuição e sensibilidade, somando seus textos vividos e textos lidos. Depois de uma primeira parte em que estabelece os parâmetros para considerar o objeto novo, como diz, o livro encarado sob esse aspecto de provocador de reações criativas, a autora, na segunda parte, analisa minuciosamente as diversas ferramentas que permitem esse tipo de trabalho, tendo-se sempre presente que se trata de um trabalho tecnicamente avançado, que não pode ser improvisado e não está ao alcance do professor mal formado, como hoje muitas vezes acontece.Iniciado nas diversas técnicas de "leitura", o professor-guia cuidará de motivar os alunos a abordar o livro, qualquer que seja a sua natureza, de pano ou de puras imagens, elaborado nas mais diversas perspectivas, acompanhando a leitura e despertando a criatividade, de forma a provocar uma leitura aberta, que só pode ser avaliada indiretamente. Numa palavra, o estudo de Lúcia Pimentel Góes é um apelo para que os professores tr
Peso: | 0,29 kg |
Número de páginas: | 192 |
Ano de edição: | 2003 |
ISBN 10: | 8535610952 |
ISBN 13: | 9788535610956 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 3 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações