A educação superior nas universidades brasileiras deixa seu lugar de excelência para ceder posto às novas exigências do mercado, que delimitam o ensino e restringem o conhecimento aos interesses do capital. Com intuito de revelar essa situação, o autor apresenta aqui os resultados de sua pesquisa. Discute, primeiramente, o processo de mercantilização da educação superior, a partir dos conceitos de educação-mercadoria e mercadoria-educação. Em seguida, analisa as proposições dos empresários industriais, organizados na Confederação Nacional da Indústria, e da nova burguesia de serviços, organizada no Fórum Nacional da Livre Iniciativa na Educação. Finalmente, procura compreender como o Poder Executivo articula, na reforma da educação superior, os interesses do capital em geral, mesmo que para tal confronte alguns interesses específicos.
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 112 |
Ano de edição: | 2007 |
ISBN 10: | 8574961922 |
ISBN 13: | 9788574961927 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 21 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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