Este livro discute as relações de poder na escola, tratando do conjunto de técnicas e práticas realizadas no contexto escolar, pautando-se pelo estudo das funções e instrumentos da tecnologia disciplinar que, em nome da distribuição dos corpos pela ordem espacial, são responsáveis por exercer vigilância e exame. A análise incide, ainda, sobre as operações dos sujeitos, que golpeiam as estruturas disciplinares e que transformam esse lugar em espaço praticado, e sobre os processos de subjetivação como formas de construção dos sujeitos integrantes do processo escolar. A escola é apresentada como uma instituição social que sofre as interferências do modelo de sociedade em que se insere e, por não estar isenta, participa do processo de criação e manutenção de verdades e de produção de subjetividades. Dessa forma, rearma a escola como uma construção social passível de ser discursivizada e constituída por sentidos que se constroem e se manifestam nas práticas cotidianas de interação captadas em alguns momentos de enunciação que, por mais singulares que sejam, ressoam seu caráter histórico-dialógico e interdiscursivo.
Peso: | 0,205 kg |
Número de páginas: | 156 |
Ano de edição: | 2017 |
ISBN 10: | 8546208859 |
ISBN 13: | 9788546208852 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Linguística |
Assuntos : | Curiosidades Linguísticas |
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