O leitor encontrará nesta coletânea um conjunto de estratégias didáticas renovadas, entremeadas por relatos de experiências de docências compartilhadas entre pesquisadores da universidade, artistas populares e professores da rede municipal de ensinoda cidade de São Paulo. Tratam-se de propostas amadurecidas ao longo de três anos de pesquisa em duas escolas públicas, EMEF Saturnino Pereira, situada na Cidade Tiradentes e EMEF Roberto Mange, no Rio Pequeno, cujo objetivo era construir, com os professores, estratégias de aula e a construção prática de atividades que contemplassem as artes ancestrais, como a capoeira e o maculelê e contemporâneas, como o Hip-Hop e o funk, para o ensino de história da África e culturas afro-brasileiras. Nossa proposta surgiu das dificuldades encontradas para a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas de ensino fundamental e médio. Pretende contribuir para a descolonização do currículo e provocar tensões no interior da própria transmissão do saber técnico-científico veiculado pelas disciplinas escolares, além de criar novas estratégias didáticas para o ensino de história, literatura, geografia, inglês, português, educação física, entre outras disciplinas, por meio da música, da poesia, da dança e de lutas ancestrais.
Peso: | 0,32 kg |
Número de páginas: | 289 |
Ano de edição: | 2018 |
ISBN 10: | 8579395569 |
ISBN 13: | 9788579395567 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação e Pedagogia |
Assuntos : | Cultura Afro-brasileira |
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