Se é verdade que o modelo de ensino superior, quer do ponto de vista administrativo e financeiro quer pedagógico e científico, está esgotado e só lhe resta ir caindo de podre, é urgente que a sua transformação/transmutação se faça rapidamente e de uma maneira inovadora. Está-se à espera de quê? De mais discursos a plateias ilustres e orgãos da comunicação social, de pareceres de paíneis de avaliação ou de comissões? Será que ainda não se chegou a um conjunto de ideias nucleares que possibilitem às diferentes instituições começarem a trabalhar a séria e estrategicamente na mesma direcção, quer se trate da dimensão científica, investigativa, pedagógica, quer da sua gestão financeira e administrativa? Não é, certamente, com discursos a plateias ilustres e políticas de circunstância, que duram apenas enquanto a música toca, e as avaliações de painéis ou de comissões com as mais ilustres personalidades, a nova classe emergente, que se transformarão as instituições do ensino superior, mas com trabalho, muito trabalho e com mais envolvimento dos principais actores; docentes, discentes, responsáveis pela sua gestão e administração e demais pessoal administrativo e auxiliar na vida do seu dia-a-dia. Os professores e educadores deverão estar, sobretudo, ao serviço das escolas se se quiser que a inovação aconteça de facto. É essa, pelo menos, uma das ideias centrais que atravessa todo o livro 'Formação e Inovação no Ensino Superior'.
Peso: | 0,23 kg |
Número de páginas: | 160 |
Ano de edição: | 2003 |
ISBN 10: | 972034735X |
ISBN 13: | 9789720347350 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Idioma : | Português de Portugal |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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