A escola é um espaço social autônomo, fechado e suas salas de aula possuem as características de acontecimentos múltiplos, simultâneos, imediatos e rápidos, que possuem certa trama temporal, interativos ou não, cujas atividades trazem consigo uma forte dimensão simbólica e interpretativa. O livro Escolas, por quê? Para quê? desperta um pensar sobre a escola, seus atores sociais e sua dinâmica de funcionamento. A obra propõe apresentar aos educadores discussões sobre o que as crianças que possuem um capital cultural mais elevado pensam e simbolizam sobre esse ambiente social. O objetivo de recriar tridimensionalmente por meio da construção de maquetes o cotidiano da escola ajudou a revelar os conhecimentos, saberes, valores que se constroem sobre ela. Durante o jogo proposto registrou-se diferentes visões sobre a funcionalidade da escola baseadas na idade dos alunos, no seu gênero e em interação possibilitando algumas inferências que muito contribuirão para o trabalho do educador. Alguns pontos relacionados ao desenvolvimento dos alunos de 8 a 12 anos foram observados: houve uma evolução da visão egocêntrica centrada nas necessidades e interesses da criança para uma visão mais descentrada, na qual o outro aparece com direitos como os seus revelados nas construções minha sala / a sala do outro, principalmente com a evolução das idades nas meninas. Registrou-se que as meninas são mais ligadas à figura do professor e as mais velhas vão diferenciando mais as funções administrativa
Peso: | 0,2 kg |
Número de páginas: | 131 |
Ano de edição: | 2019 |
ISBN 10: | 8547332073 |
ISBN 13: | 9788547332075 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações