A história da educação é rica em discursos (tratados pedagógicos, projetos políticos, controvérsias públicas, programas de ensino etc.). Mas, como os grandes princípios se encarnam na realidade? Diana Vidal pertence à escola histórica que privilegia as práticas, sem negligenciar jamais os contextos institucionais e sociais nos quais se assentam. Perseguindo aqui a investigação sobre as práticas de leitura e escrita, constituintes da cultura escolar, ela interroga-se sobre essa expressão recentemente surgida sob a pena dos historiadores. Procura a gênese do seu uso, legitimando sua pertinência conceitual, para escapar às antigas divisões que separavam teoria e prática, saberes e valores, fins e meios. Colocando sua teoria à prova, Diana propõe dois estudos de caso situados no século XIX: um sobre a leitura (a recepção no Brasil de um livro francês de poesia infantil) e outro sobre a escrita (a invenção de uma estenografia escolar), que mostram como uma proposição totalmente válida em princípio se torna aceitável ou fracassa ao se fazer introduzir na realidade. Anne-Marie Chartier Pesquisadora do Institut National de Recherche Pédagogique (INRP-França).
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 208 |
Ano de edição: | 2005 |
ISBN 10: | 8574961310 |
ISBN 13: | 9788574961316 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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