Por Marcos Bagno, autor do livro O que me deu a idéia de escrever este livrinho foi uma mistura de cansaço e indignação com a orientação dada à pesquisa nas escolas fundamental e média. Quando pergunto a meus filhos e aos colegas qual foi realmente o “comando” da professora, eles me mostraram o caderno onde está anotado, laconicamente: “Trabalho de pesquisa. Tema: X. entregar até dia X.” E mais nada. É ou não é para se indignar? Para vencer a indignação, resolvi costurar alguns retalhos de idéias que venho juntando num balaio e tentar, com elas, ajudar aqueles que sentem falta de um pequeno “manual de instruções” para empreender uma pesquisa ou – e este é meu principal objetivo – para ensinar a pesquisar. Este livro se divide m duas partes. A primeira trata da pesquisa na escola em geral, e quer dar algumas sugestões para transformar a atividade de pesquisa numa verdadeira fonte de aquisição de conhecimento. A segunda é uma tentativa de introduzir a atividade de pesquisa também naquela disciplina que, ao lado da matemática, é considerada a mais importante: língua portuguesa. As idéias expostas ali são bastante diferentes do que tradicionalmente se lê e se ouve a respeito das questões gramaticais. Algumas pessoas podem até se assustar com ela, mas este é um dos meus objetivos: sacudir a poeira acumulada durante séculos sobre o ensino da língua para ver o que realmente existe ali embaixo!
Peso: | 0,099 kg |
Número de páginas: | 104 |
Ano de edição: | 1998 |
ISBN 10: | 8515018415 |
ISBN 13: | 9788515018413 |
Altura: | 17 |
Largura: | 12 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 26 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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