Na história da educação brasileira, a compreensão do processo de constituição dos saberes elementares matemáticos das escolas primárias de diferentes regiões de nosso imenso país tem se apresentado como amplo desafio e tema instigante para os inúmeros pesquisadores do GHEMAT Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, envolvidos no projeto nacional, A constituição dos saberes elementares matemáticos A AritmEtica, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 CNPQ - Edital Universal 142012. Parte dessa pesquisa se deve aos projetos locais, desenvolvidos em programas de pós-graduação de vários estados, dentre outros, o projeto paranaense1 que durante três anos inventariou fontes locais e produziu dezenas de estudos acerca da presença, permanência e mudança das variadas gerações de conhecimentos que forneceram a base do ensino primário paranaense desde a implantação dos grupos escolares. Os capítulos que compõem o presente livro expressam a preocupação dos autores em compreender como esses saberes escolares circularam e foram apropriados no ensino primário do estado, em tempos da vigência dos grupos escolares. Reunindo e disponibilizando documentos inEditos acerca do ensino primário do estado, a presente obra traz a público aspectos, ainda pouco investigados acerca dos saberes elementares matemáticos, destacando as finalidades e organização dos conteú- dos, os mEtodos utilizados, dentre outros. Resultado de um esforço coleti
Peso: | 0,43 kg |
Número de páginas: | 336 |
Ano de edição: | 2017 |
ISBN 10: | 8578614461 |
ISBN 13: | 9788578614461 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Matemática |
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