De acordo com Freire, a principal característica do agir propriamente humano é a práxis: a articulação indissolúvel entre teoria e prática. Quanto maior a nossa clareza e domínio em relação aos pressupostos e implicações das práticas em que estamos inseridos, tanto mais livres somos em relação a elas. Ou seja, a consciência dos fundamentos das nossas práticas nos torna mais humanos. Esse processo ocorre também com a prática educativa. O educador e a educadora que não querem ser reféns de condições e prescrições externas a si mesmos(as) precisam constantemente refletir sobre os fundamentos do que fazem e das condições em que fazem. Assim poderão se tornar cada vez mais sujeitos das próprias práticas pedagógicas e dos processos coletivos dos quais fazem parte. Sabemos que educar não é uma atividade neutra. Quem declara a neutralidade na educação é ingênuo ou está de má-fé. Por isso, assumir a perspectiva freireana é uma opção que implica no conhecimento de certos pressupostos e de certas ações. Esta obra procura dar uma contribuição para todos(as) que pretendem ter freire como referência para as suas práticas no campo da educação e também para aqueles(as) não optam por freire, mas o reconhecem como um dos grandes pensadores mundiais da educação que merece todo o nosso respeito e admiração. Ao se fazer uma incursão por algumas das grandes perspectivas epistemológicas da filosofia ocidental, procura-se situar a perspectiva de freire mostrando como ele se relacionou com essa tradi
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 176 |
Ano de edição: | 2019 |
ISBN 10: | 6550160510 |
ISBN 13: | 9786550160517 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Filosofia |
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