Este livro tem por objetivo socializar o conhecimento, produzido em uma tese de doutorado, acerca do trançado de avanços e desafios da utilização de Metodologias Ativas - MAs - na formação de estudantes universitários. O primeiro trançado apresenta a problematização e o estado do conhecimento acerca do objeto de estudo; o trançado teórico apresenta o construto teórico elaborado a partir do estado do conhecimento: Educação Superior: legislação nacional e institucional; Educação Superior: planejamento; Educação Superior: docente e estudante. O trançado empírico apresenta o percurso metodológico do desenvolvimento do estudo, tendo como lócus uma Universidade Comunitária Catarinense, e a coleta de dados feita por meio de três vias: entrevistas com docentes; grupo focal com estudantes e princípios da análise de documentos, sendo os dados analisados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD e do software Nvivo, devido a abordagem qualitativa da pesquisa. No sentido da complementariedade do estudo, foram entrevistados docentes portugueses que utilizavam MAs. Outro trançado apresenta a compreensão, análise e discussão dos dados coletados. E o trançado final, expressa as (in)conclusões no trançado da análise, triangulação, descrição, interpretação e argumentação das categorias emergentes: avanços e desafios da utilização de MAs, com várias subcategorias identificadas por meio de coreografias internas, externas e variáveis coreográficas. Apresenta as aproximações e distanciamentos n
Peso: | 0,565 kg |
Número de páginas: | 354 |
Ano de edição: | 2020 |
ISBN 10: | 6550161053 |
ISBN 13: | 9786550161057 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Universitário Técnico |
Assuntos : | Metodologia de Ensino |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações