Ao discutimos a importância de a escola pensar uma educação antirracista, isso perpassa as várias instâncias do fazer pedagógico e implica repensar a formação inicial e continuada, as práticas pedagógicas, a organização curricular e o repertório conceitual sobre as relações sociais. Nesta coletânea há uma produção acadêmica na perspectiva de pesquisadores/ras seja como professores/as. Alguns textos focam na formação de professores/ras inicial ou continuada, a questão racial e a educação infantil, outros discorrem sobre a importância de pensar como a escola contribui para construção positiva da identidade negra das crianças com foco nas práticas, o papel da literatura infantil ou como a educação física também tem sua contribuição na construção da educação antirracista. Podemos na leitura de alguns textos compreender como uma escola quilombola difunde a cultura negra e afro-brasileira, assim como, refletir sobre a interferência do Projeto Escola Sem Partido na educação das relações étnico-raciais. Nos relatos de experiência professoras do grupo discutem como passaram a perceber as relações em suas instituições e contam suas ações efetivas para alterar uma prática que desconsiderava estes aspectos. Enfim são muitas as reflexões que os artigos presentes no texto proporcionam e todos eles estão comprometidos com uma escola plural, democrática e sem discriminações. Esta publicação comemora os 2 anos de existência contínua o ErêYá – grupo de estudos e pesquisas em educação das relaç
Peso: | 0,375 kg |
Número de páginas: | 286 |
Ano de edição: | 2019 |
ISBN 10: | 6550163218 |
ISBN 13: | 9786550163211 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação |
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