O que se pretende é o estabelecimento de uma dinâmica de alteridade entre os participantes desse tipo de aula que contemple, através de processos dialógicos, situações que emanam de práticas socioculturais que são compartilhadas por segmentos sociais excluídos, no sentido de entendê-los e relacioná-los com um ensino de Física humanizada. Mas, mais do que isso, fazer emergir do diálogo que se impõe uma explicação da discriminação existente em práticas socioculturais históricas que estão na base da exclusão desses segmentos, e submetê-las a considerações críticas. As situações escolhidas nos vários capítulos do livro constituem exemplares da alteridade possível e necessária de ser planejada para, dialógica e criticamente, serem abordadas em processos educativos, sobretudo os escolares. Situações representativas de sínteses de processos de discriminação resultantes de algo que, talvez, pudesse ser denominado de "cultura de exclusão", que enjeitam tanto pessoas como a cultura por elas produzidas, são apresentadas em exemplares. Esse tipo de cultura, manifestada em diversas atividades organizadas e estruturadas historicamente, culminam numa tensa convivência com muitos segmentos sociais que, com a implementação de políticas públicas de inclusão, estão chegando ao ensino médio e universitário. Assim, os exemplares escolhidos em sintonia com pressupostos da Ética da Razão Cordial exploram a potencialidade de tratar criticamente situações criadas pela "cultura da exclusão" e que, opo
Peso: | 0,497 kg |
Número de páginas: | 326 |
Ano de edição: | 2021 |
ISBN 10: | 655563104X |
ISBN 13: | 9786555631043 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Física |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações