O portfólio é um dos procedimentos condizentes com a avaliação formativa. Diferentemente de outros métodos de avaliação, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas próprias idéias, faça escolhas e não apenas cumpra prescrições do professor e da escola. Desse modo, a avaliação deixa de ser classificatória, unilateral e excludente, refletindo a aprendizagem de cada aluno. O propósito desse livro é discutir as possibilidades de uso do portfólio, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico do qual faz parte. Assim, discute-se a avaliação formativa e são analisadas as possibilidades da avaliação por meio do portfólio. A seguir, são apresentados dois outros componentes que integram o processo de avaliação - a observação e a entrevista -, igualmente importantes, mas de natureza diferente. A autora aborda ainda alguns dados de pesquisa e experiências em cursos de formação de professores e, ao final, tece articulações entre portfólio, avaliação e trabalho pedagógico, concluindo que esse procedimento pode contribuir para que a escola pública ofereça uma educação de qualidade.
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 192 |
Ano de edição: | 0 |
ISBN 10: | 8530807561 |
ISBN 13: | 9788530807566 |
Edição: | 8 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação e Pedagogia |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações