Quais as possibilidades que o aluno com cegueira tem para estudar no ensino regular? Com o foco nessa pergunta e o desafio de desenvolver um estudo que considere o indivíduo imerso nas relações sociais, a autora realizou seis entrevistas com adultos com cegueira alfabetizados em braile e que estudaram em escolas regulares em algum momento da vida escolar. Os depoimentos orais construíram-se na abordagem da história oral temática. Considera-se a história devida uma unidade de análise reveladora da relação entre o social e o indivíduo, unidade que possibilita apreender algumas nuances das múltiplas e complexas determinações do real. Os resultados mostram que as famílias com acesso a bens e serviços adequados a uma vida digna conseguem garantir escolaridade regular para o filho com cegueira; os serviços educacionais especializados de apoio da educação especial ao ensino regular são condição necessária à escolarização desse aluno; a pessoa com cegueira apropria-se do mundo empírico pelos significados sociais mediados pela palavra.
Peso: | 0,2 kg |
Número de páginas: | 160 |
Ano de edição: | 2014 |
ISBN 10: | 8574963372 |
ISBN 13: | 9788574963372 |
Altura: | 21 |
Largura: | 13 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 3 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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