A literatura (primeira forma absorvida pela cultura de massa), em sua transformação, permanece ainda, como o grande foco irradiador, fornecendo a matéria-prima para o roteiro cinematográfico, o enredo da telenovela ou o texto da fotonovela. Ainda que mascarada, a literatura (no seu sentido mais amplo), uma das modalidades que funciona como resposta à necessidade universal de ficção, ressurge hoje, transformada e enriquecida, desenvolvida, freqüentemente, em novas formas. No gesto que move o ficcionista, o cineasta, o desenhista de quadrinhos, ou o roteirista de televisão, define-se de um lado o milenar gesto de narrar, testemunhar; do outro, sua esperança de contentar a inesgotável sede de fantasias, sonho e imaginação de seu leitor/espectador. Na realidade deste ato, avulta a marca transformadora dos novos modos de (re)produção da arte. Procurar fisgar os movimentos dessas passagens, eis a que se propõem os ensaios que compõem esta coletânea, pois, segundo Ligia Averbuck sua organizadora: ¿é preciso não esquecer que no viés das contradições do artista e da arte de nosso tempo, da palavra mascarada sob o invólucro colorido do produto industrializado esconde-se, como tema secreto, o sonho de utopia que ainda acalentamos¿. Partindo de uma perspectiva que vê a literatura como um todo, os textos abordados permitem questionar uma hierarquia que sacraliza formas ditas literárias, institucionalizadas, e resgatam para a literatura formas marginalizadas, representando uma visão amplia
Peso: | 0,27 kg |
Número de páginas: | 220 |
Ano de edição: | 2000 |
ISBN 10: | 8521302428 |
ISBN 13: | 9788521302421 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Teoria e Crítica Literária |
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