A escolha do tema – a educação rural e a formação de professores – procura preencher uma lacuna da historiografia da história da educação na América Latina e, especialmente, no Brasil. Tarefa que a organizadora dessa coletânea – Flávia Obino Werle– juntamente com pesquisadores do México, Argentina e Brasil, tem buscado apreender a realidade rural, em diferentes espaços e tempos. Dessa forma, a obra expressa a interlocução entre pesquisadores, consolidando a produção acadêmica e uma linha de pesquisa interinstitucional em educação rural na Iberoamérica. Adentrar esse campo de estudos, que permaneceu na sombra, permite vislumbrar as particularidades e as experiências que foram realizadas para atender a população rural no século XIX e XX, muitas vezes excluídas das políticas governamentais. A compreensão global dos problemas e desafios da educação rural, ainda hoje, expressa a luta histórica pela escolarização integral de todos os cidadãos. A coletânea traça um admirável panorama da educação rural, utilizando-se de uma farta e variada pesquisa documental, sendo de leitura agradável e instigante. O leitor depara-se com a diversidade étnica e cultural das propostas educacionais voltadas ao meio rural. Poderíamos ainda salientar a atualidade teórico-metodológica dos estudos e pesquisas apresentados e o frutífero diálogo dos autores com seus pares da história da educação, especialmente da história da formação de professores para a educação rural
Peso: | 0,299 kg |
Número de páginas: | 240 |
Ano de edição: | 2010 |
ISBN 10: | 8578431324 |
ISBN 13: | 9788578431327 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação e Pedagogia |
Assuntos : | Literatura Nacional |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações