No actual contexto da sociedade do conhecimento e da conectividade em rede, surgem questões novas que importam tanto à educação como à investigação e ao pensamento teórico no domínio das Ciências Sociais. Em tempo de mutações rápidas e imprevisíveis, o que significa ser cidadão? Que contradições afectam as lógicas neoliberais, cívicas e comunitárias? Que possibilidades para um cidadania cosmopolita? Que vias se abrem à (re)criação de identidades cívicas partilhadas e plurais? Serão superáveis as antinomias nascidas entre cidadania e identidade? Como se expressa a ideia de cidadania em diferentes discursos? Em que medida tem sido possível à escola de hoje contribuir para o desenvolvimento de um ethos de cidadania que congregue pluralização e abertura no processo de desenvolvimento das identidades dos alunos? Que lideranças de escola são constitutivas de uma escola cidadã? Como experienciam e constroem os alunos a ideia de cidadania? Ao tomar como foco de estudo as questões que se levantam em torno da pluralidade de concepções de cidadania nos contextos complexos da escola de hoje, esta publicação contribui para um conhecimento aprofundado dos contextos e experiências que a escola proporciona aos alunos em termos da educação para a cidadania, bem como dos efeitos das políticas oficiais na produção de diferentes discursos sobre cidadania. Permite ainda compreender as lógicas de construção de cidadania na escola e de que modo elas se enraízam ou não em momentos históricos relativ
Peso: | 0,355 kg |
Número de páginas: | 168 |
Ano de edição: | 2007 |
ISBN 10: | 9720343230 |
ISBN 13: | 9789720343239 |
Altura: | 24 |
Largura: | 17 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação e Pedagogia |
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