A instabilidade dos modernos sistemas educativos é o objecto central deste trabalho. Admitindo que a crise da modernidade educativa é também uma crise dos modos de se pensar a educação e dos modos como se relacionam os diferentes "discursos" que constroem e reconfiguram os fenómenos educativos, o autor propõe uma digressão histórico-epistemológica sobre a construção da moderna cientificidade educativa. Ao longo deste trabalho são, revisitados os momentos fortes da cientificidade educativa: a construção da Psicologia e da Sociologia da Educação, o Movimento da Educação nova, a Pedagogia Experimental ...e analisados alguns que se construíram nas margens desta cientificidade: o "discurso psicanalítico em educação", a socioanálise, bem como a sociologia crítica no campo da educação. Este trabalho procura contribuir para a recriação do "direito à indignação" que os educadores têm exercitado ao longo da sua história profissional.
Peso: | 0,384 kg |
Número de páginas: | 208 |
Ano de edição: | 1998 |
ISBN 10: | 9720341270 |
ISBN 13: | 9789720341273 |
Altura: | 25 |
Largura: | 17 |
Comprimento: | 1 |
Componente da série : | Livro |
Idioma : | Português de Portugal |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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