MANCALA: O Jogo Africano no Ensino da Matemática, constitui a inspiração filosófica deste livro que apresenta um relativo afastamento crítico do eurocentrismo, geralmente praticado na formação educacional e nos campos de pesquisa em educação no Brasil. A Lei 10.639/2003, tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, nos estabelecimentos oficiais e particulares do ensino fundamental e médio. Para tanto, se torna necessário a formação e a capacitação de professores nas diversas áreas do conhecimento. Dentre as áreas do saber, a matemática tem apresentado maior dificuldade em se adequar a presente lei, devido a concepção de que este campo do conhecimento possui uma linguagem universal própria e, portanto, estaria fora do escopo do ensino de história e cultura afro-brasileira. No entanto, o propósito da obra é a introdução do ensino de matemática articulado com a cultura e história africana e afro-brasileira com o suporte da etnomatemática. Partindo das cosmovisões e filosofias africanas, o autor utiliza o jogo africano Mancala como ponto de partida para reflexões e mudanças de postura, dos professores e alunos, em relação a matemática e a nossa cultura afro-brasileira. Do ponto de vista pedagógico, é que se elegeu o jogo Mancala, visto ser uma atividade lúdica, com base lógica e com um amplo espectro de possibilidades de se relacionar com a matemática e, a temática da Lei 10.639/03. Neste contexto, o autor mostra neste livro, a forma como ele utilizou o jogo
Peso: | 0,2 kg |
Número de páginas: | 225 |
Ano de edição: | 2016 |
ISBN 10: | 8547302131 |
ISBN 13: | 9788547302139 |
Altura: | 21 |
Largura: | 15 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Literatura Estrangeira |
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