O livro Autonomia e elaboração do projeto pedagógico: a perspectiva da escola apresenta um estudo que explora as contradições do discurso sobre a autonomia da escola para elaborar seu projeto pedagógico. Traz uma visão crítica sobre o tema, que é investigado tomando por perspectiva o olhar dos atores internos à instituição. Tem por base pesquisa empírica realizada pela autora, que resultou em sua tese de doutorado em Educação. Analisa a trama de relações que se estabelece entre a cultura da escola e as diretrizes emanadas do sistema de ensino. Visa contribuir para a ampliação dos estudos sobre as políticas educacionais desencadeadas pela Lei de Diretrizes e Bases (n. 9.394/1996). Foi tomada como amostra intencional uma escola pública de ensino fundamental de periferia pertencente à rede municipal de ensino de São Paulo. A investigação empírica baseou-se em observações e entrevistas realizadas junto à comunidade escolar e à equipe da Coordenadoria de Educação à qual a escola é vinculada e no exame de documentos da escola, da Coordenadoria de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de janeiro de 2001 a janeiro de 2004. Ao adentrar na dinâmica de uma escola em particular e traçar seu retrato em determinado período de tempo, a autora aprofunda estudos sobre instituições escolares, seu cotidiano e sua cultura, fazendo um contraponto com o discurso subjacente às políticas educacionais. A análise ancorou-se na Sociologia da Educação e na Sociologia da
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 303 |
Ano de edição: | 2022 |
ISBN 10: | 6525021014 |
ISBN 13: | 9786525021010 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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