A proposta deste livro é reunir diferentes reflexões e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores sobre a Psicopedagogia Institucional, uma vez que muito se tem produzido na área da Psicopedagogia Clínica e pouco na área institucional. O objeto de estudo da Psicopedagogia é a aprendizagem humana, processo que ocorre durante toda a existência do ser humano e que independe de faixa etária ou dos diferentes grupos dos quais faz parte. Dessa maneira, a atuação psicopedagógica tanto ocorre na forma individual, quase sempre no espaço clínico, quanto na coletiva, em instituições as mais diversas. No Brasil, a Psicopedagogia é ainda muito recente e, em geral, tem sido disseminada primordialmente a partir da atuação individual, sendo que o trabalho coletivo é ainda muito restrito. Esse é um dos aspectos que têm inquietado os autores ao trabalharem em cursos de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pois a atuação do psicopedagogo nos espaços coletivos em geral tem se desenvolvido a partir de instrumentos e metodologias mais indicadas para o trabalho individual. Além disso, a atuação no coletivo tem se restringido à instituição escolar, como se a escola fosse o único espaço no qual a aprendizagem se desenvolve. Ao propor esta obra, os autores vislumbram ampliar os espaços de atuação profissional, apontando estratégias, procedimentos e instrumentos para auxiliar aqueles que optam pelo trabalho na área da Psicopedagogia Institucional
Peso: | 0,2 kg |
Número de páginas: | 155 |
Ano de edição: | 2019 |
ISBN 10: | 8547328025 |
ISBN 13: | 9788547328023 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações